Acho espetacular ver mulheres de destacando na ciência, quando estudamos física, química e matemática, nos deparamos sempre com cientistas homens que fizeram, há muitos anos, descobertas incríveis. Então crescemos em uma cultura em que exatas é “coisa de menino”, ultimamente estamos notando que essa realidade está se transformando.
Para estimular essas mulheres nas áreas de Ciências Físicas; Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde; Ciências Químicas; e Ciências Matemáticas, a L’Oreal-UNESCO promove, anualmente, a oportunidade de ter os seus projetos participando do Prêmio “Para Mulheres na Ciência”.
Entre 2006 e 2009, vinte e seis cientistas brasileiras tiveram seus trabalhos premiados. Nesta 15ª edição do prêmio, entre as 5 vencedoras, temos a Professora da UFRGS, Marcia Barbosa.

Sua pesquisa foi a respeito do comportamento da água, em diferentes temperaturas e níveis de pressão. Ela observou as anomalias de difusão podendo contribuir para um melhor entendimento sobre importantes problemas do mundo, como a estrutura das proteínas dentro do corpo humano e prevenir doenças, entender os efeitos externos que modificam o comportamento dessa água podendo provocar abalos, e até produção de biocombustíveis.
Veja Também: Conheça o programa da Google para incentivar startups de mulheres na América Latina
Fonte: Exame.com
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

