Parece uma esponja, mas o material desenvolvido no MIT é dez vezes mais resistente e vinte vezes menos denso que o aço. Ele ainda não tem um nome, mas é feito a partir da compressão e fusão de flocos de um outro material que já falamos aqui no Engenharia 360: o grafeno.

Alguns materiais bidimensionais são resistentes e possuem propriedades elétricas, mas são de difícil aplicação por causa da sua espessura. No entanto, ao comprimir e fundir os flocos (por meio de calor e pressão), os pesquisadores conseguiram uma estrutura tridimensional, obtendo uma estrutura forte e estável, semelhante à de corais e de algas diatomáceas.
Os modelos feitos no computador foram impressos e submetidos a vários testes. A resistência está mais relacionada com a configuração geométrica que com o material em si, o que leva à perspectiva de que outros materiais igualmente resistentes e menos densos podem ser produzidos utilizando-se uma estrutura geométrica semelhante.

Futuramente, espera-se que o novo material seja usado em larga escala, com aplicações na aviação, construção, automóveis, sistemas de filtragem, armazenamento de energia e outros usos.
Saiba mais:
No vídeo abaixo é possível conhecer um pouco mais sobre o material, além de ver a diferença dos resultados de um teste ao alterar a estrutura do protótipo:
Referências: DailyMail; Digital Trends; Inhabitat.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.